quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Rapidinha...

Hoje resolvemos dar um passeio noturno de carrinho pelo centro da cidade.
Pra variar, Enzo sempre fica correndo na frente, ele não atravessa a rua e nem fica tão distante mas, mesmo assim me deixa apreensiva.
Depois de pedir milhares de vezes para ele ficar por perto, ele parou e ficou me olhando!
Perguntei oque tinha acontecido e ele me respondeu " Mãe você não entende eu!"
Hã? Como assim? 3 anos e ele já acha que não é compreendido?
Durma com um barulho desse...como diria meu Pai.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conquistas compartilhadas...

As conquistas dos meus filhos foram sempre muito festejadas...tudo no tempo deles mas sempre notadas. Foi assim quando eles engatinharam, sentaram, andaram, falaram e assim vai...para eles mais uma etapa normal do desenvolvimento e pra mim mais uma lembrança inesquecível.
Hoje estou vivenciando uma conquista que é tão diferente, uma conquista compartilhada.
Esse final de semana que passou Enzo percebeu pela primeira vez que ele era capaz de se trocar sozinho, que consegue colocar o short, a cueca...e vocês nem imaginam a cara dele quando se deu conta que também conseguia tirar a camiseta.
Pra ele, esse grande passo foi tão importante que ele simplesmente não conseguia falar sobre outra coisa, teve até a coragem de me dizer que isto estava acontecendo porque ele já era "moço".
Essa percepção em notar as grandes conquistas é tão maravilhosa, poder incentivar e ajuda-lo faz parte do meu papel como mãe, mas, o que talvez ele nunca entenda é que para mim acompanhar suas vitórias mesmo que por enquanto seja tirar a camiseta, é maravilhoso.
O melhor presente que uma mãe pode ganhar...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mudanças...ultimamente tenho pensado em algumas mudanças que gostaria de fazer aqui em casa, principalmente com o Enzo.
Gostaria que ele parasse de chupar chupeta, usar fralda a noite e deixasse a mamadeira. É querer demais?
Não sei nem como começar...quando penso na fralda começo a me lembrar do trabalho que foi ensina-lo a largar a fralda diurna e limpar todos aqueles xixis pela casa, ai penso na chupeta e me vem a mente o quanto ele gosta daquilo e a mamadeira...ahhhhh vou ter que mudar o horário do leite noturno...mesmo assim acho que seria a alternativa mais fácil e menos drástica!
As mudanças terão que acontecer em algum momento, resta saber se eu estou com saco e ele preparado para tudo isso.
Na verdade, eu acredito que o mais trabalhoso será a chupeta e atualmente é o mais urgente já que ele já fez 3 anos e a partir dessa idade a chupeta atrapalha muito mais a dentição.
É o que eu mais me preocupo porque é o que eu acredito que não lhe faz bem...
Estou pesquisando métodos e observando pra ver o que posso usar e como fazer.
Pensando em mudança...logo é hora da Giulia tirar a fralda, no entanto, acredito que com ela será mais fácil porque hoje ela já pede pra usar o banheiro, faz tchau pro coco e não gosta de ficar com a fralda suja.
O que também pesa em relação a essas mudanças é que não sou eu quem estará por perto incentivando e aplaudindo, vou ter que delegar e isso não me agrada.
Talvez faça uma experiência de final de semana pra ver como as coisas andam...de repente tenho uma surpresa!!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Distância...

Conforme o tempo vai passando, meu filho Enzo vai tendo mais contato com a realidade e percebendo que aqui em casa as coisas são diferentes. 
Sei que ele ainda não tem a percepção em ver que muitos outros amiguinhos também são filhos de pais separados e provavelmente não tem o Pai por perto.
E também mesmo que isso fosse notório não acredito que lhe faria sentir melhor, no entanto, a verdade é que essa é uma condição que toda a família tem que se estruturar para viver o momento, cada um com o seu peso e a sua realidade.
Ele vai crescer com isso até porque não se lembra de como era antes...e esse sentimento talvez seja mais dolorido em mim do que nele, afinal é uma coisa que ele desconhece.
A falta não deveria ser tão grande, ele não se lembra de quando morávamos todos juntos! Mas, ela existe.
Separar-se já é difícil mas quando se tem filhos é ainda pior.
Vai passar? Não vai passar, ele vai aprender a conviver, ficará melhor com o tempo, vai sobreviver, vai mudar mas, vai ser sempre diferente, sempre ausente porque por mais que um dia eles aprendam a viver com isso bem a situação nunca vai ser a ideal.
Bom...o que é o ideal?
Eu acredito que conseguimos conviver como Mãe e Pai apesar de tudo, nossas diferenças não são expostas para as crianças e dentro do possível quando convivemos são momentos satisfatórios para eles, pelo menos por enquanto.
Com a Giulia as coisas são mais simples porque pra ela tá tudo bem, é sempre festa, ela ainda está muito preocupada com ela mesma pra perceber o que está acontecendo em sua volta.
E assim a gente vai vivendo...


Menino e Menina

Enzo já está em outra fase e por mais que a vida esteja super corrida não tem como não notar.
Ele viveu só no mundo dele, ele já aprendeu a olhar e brincar com outras crianças e agora ele está na fase do "isso é coisa de menino", se vamos almoçar ele quer colocar a ordem, meninos para um lado e meninas para o outro, se vai brincar só quer fazer com o meu pai já que ele também é menino.
Começou a reparar nas cores...azul é de menino e rosa só de menina! Nos brinquedos com arminhas, homenzinhos, guerreiros...tudo bem masculino.
Já sabia que ele passaria por esse momento e é tão engraçado acompanhar...
Ainda me espanto em ver como ele cresceu, como é inteligente e principalmente uma criança muito dócil e feliz.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fraldas...

A questão com as fraldas descartáveis sempre foi uma preocupação para mim, teve um momento que estudei a hipótese de usar fraldas de pano mas depois de pesquisar cheguei a conclusão que não daria certo e que eu não estava disposta aquele tipo de trabalho. Triste chegar a essa conclusão, falta de consciência ambiental e falta de força de vontade também mas, não iria propor uma situação que não conseguiria levar pra frente.
Portanto, estou há mais de 3 anos comprando fraldas!
Enzo já usa o banheiro normalmente, mas, a noite ele ainda usa fraldas e eu gostaria muito de tira-las. Comecei a pesquisa para saber quando é o tempo certo e qual a melhor maneira para fazer essa transição já que ele me deu um super trabalho quando foi o momento de aprender a usar o banheiro.
Só de pensar já me dá preguiça mas é necessário então vamos lá.
Já percebi que em algumas noites ele acorda praticamente com a fralda seca o que já é um bom indicio.
Mais uma fase de adaptação para toda a família.
Em relação a isso tenho muitas perguntas e anseios...
Quantas vezes durante a noite eu preciso leva-lo ao banheiro?
Se eu acorda-lo será que ele voltará a dormir?
Como eu controlo a ingestão de liquidos a noite já que ele toma mamadeira antes de dormir?
Como posso incentiva-lo?
Quero faze-lo deixar a chupeta também e aí começo por qual? Fralda ou Chupeta?
Quando tiver noticias a respeito eu volto...