sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Independência!

Eles já tomam banho sozinhos, escovam os dentes, se limpam no banheiro, se trocam, comem de faca e garfo, se servem, continuam dormindo em seus quartos, não usam mamadeira e nem chupeta, são tecnológicos, espertos, contestadores e um deles já sabe ler!
2014 foi o ano do inicio da Independência! A deles e de certa forma a minha também.
Claro que para todas estas atividades a supervisão ainda é muito necessária e bem vinda mas, em termos de desgaste físico posso dizer que para mim foi um grande passo e imagino que para eles o conforto em se sentir capaz é igualmente recompensador.
Junto com toda essa autonomia outros sentimentos foram surgindo como a segurança e também o apreço pela rotina. Sim, continuamos regrados em relação aos nossos horários.
Sinceramente, fazia parte do plano manter horários mas, cheguei a pensar que com a idade isso deixasse de acontecer e pelo menos, até agora, tudo vigora como quando nasceram.
Temos nossos momentos de exceção principalmente nos finais de semana e dias de festa ou ocasiões especiais, mas isso não é regra.
Acredito que tenha sido o ano em que mais pude perceber as mudanças até agora e consequentemente o crescimento.
O comportamento veio acompanhado do querer...faço sozinho, mas quero fazer quando tenho vontade e é ai as coisas não são bem assim!
Tudo faz parte do desenvolvimento e de certa forma acredito que faz parte do "pacote", mesmo assim, fico extremamente feliz por ter convivido e acompanhado as mudanças e os aprendizados.
Meus melhores companheiros! Que venha 2015 e que seja tão bom quanto este que esta acabando...

Nenhum comentário: