domingo, 17 de outubro de 2010

Estimulação

Um dia uma mãe de segundo filho me perguntou se eu estimulava a Giulia como fiz com o Enzo?
Não soube o que responder e começei a pensar sobre o assunto. Nunca fui uma mãe que ensinava de tudo e depois ficava fazendo o menino repetir para todos os parentes tipo "manda beijinho", "faz tchauzinho", "carinha de bravo", "piscadinha" e assim vai...mas tenho que dizer que eu me informava sobre o que ele poderia fazer naquela idade e tentava ensina-lo.
Não me lembro que ele tenha feito nada precocemente e nem muito extraordinário, talvez porque sempre respeitei o seu tempo ou também porque isso, para mim, nunca foi muito importante.
Mas, voltando na questão da Giulia, começei a perceber que a estimulação dela é diferente ou quase nula em relação "coisinhas engraçadinhas que bebês fazem"! 
Sei que ela está no momento de engatinhar então fica bastante no chão, para aprender e também para a minha conveniência.
Come frutinhas com a mão, segura o paõzinho, a mamadeira de água...tudo porque é mais fácil pra mim e também porque ela já consegue.
E aí eu começo pensar que talvez essa seja a maneira legal de viver, sem cobranças, ensinamentos...tudo mais leve e solto, mas direcionado.
Não acredito que ela esteja se comprometendo no quesito "engraçadinha" porque ainda não manda beijinhos ou faz tchauzinho.
Vou deixar a cargo dela, quando quiser aprender e fazer...vai ser uma surpresa linda.
Se eu tiver um terceiro filho...acho que vai se criar sozinho!

Nenhum comentário: