sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que meus pais fizeram?

Eu repetidamente me pego pensando em situações que eu tenha vivido com os meus Pais para me espelhar em relação a educação dos meus filhos, tipo os exemplos que deram certo!
Por mais que os tempos sejam outros e hoje as crianças são precoces em tudo, nossos valores permanecem os mesmos portanto, uma lembrança talvez seria um bom começo.
Não me lembro das conversas sobre sexo, drogas, escolhas, faculdade...tenho lembranças em torno deste assunto, mas quando já era mais velha e não nos momentos cruciais da vida.
O que mais me incomoda em relação a educação dos meus filhos é que eu somente vou saber se fiz um bom trabalho como educadora quando não tiver mais tempo de intervir, quando estiver vendo os resultados!
Ontem e no dia anterior o Enzo trouxe para casa, após a escola, assuntos relacionados a maconha, o que me deixou completamente sem ação já que ele só tem 06 anos e eu achei que supostamente esse tipo de conversa ou orientação não deveria acontecer agora.
Não sei de onde veio tudo isso, quem falou ou como foi falado no entanto, ele sabe que é uma droga, que se fuma, é um cigarro...quem falou tudo isso?
Fui ouvindo tudo aquilo e simplesmente não sabia o que fazer ou falar, só conseguia pensar que não poderia perder a oportunidade de dizer a verdade e explicar que não existia nada de legal naquilo.
Tivemos uma primeira conversa em tom informal mas, estou me estruturando para explicar melhor o que é, consequências, escolhas e tudo mais...ou assuntos sobre drogas não deveriam ser falados assim?
Como se fala?
Esta sequencia de fatos me alertou para outra questão, preciso estar atenta as demandas quanto informação e curiosidade porque elas estão acontecendo muito antes do que eu imaginava.
De qualquer forma, resolvi comunicar a professora e a coordenadora da escola e quem sabe alguma ação quanto a isso também possa ser feita na escola.
 Afinal, orientação nunca é demais!
 





Nenhum comentário: