sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O que meus pais fizeram?

Eu repetidamente me pego pensando em situações que eu tenha vivido com os meus Pais para me espelhar em relação a educação dos meus filhos, tipo os exemplos que deram certo!
Por mais que os tempos sejam outros e hoje as crianças são precoces em tudo, nossos valores permanecem os mesmos portanto, uma lembrança talvez seria um bom começo.
Não me lembro das conversas sobre sexo, drogas, escolhas, faculdade...tenho lembranças em torno deste assunto, mas quando já era mais velha e não nos momentos cruciais da vida.
O que mais me incomoda em relação a educação dos meus filhos é que eu somente vou saber se fiz um bom trabalho como educadora quando não tiver mais tempo de intervir, quando estiver vendo os resultados!
Ontem e no dia anterior o Enzo trouxe para casa, após a escola, assuntos relacionados a maconha, o que me deixou completamente sem ação já que ele só tem 06 anos e eu achei que supostamente esse tipo de conversa ou orientação não deveria acontecer agora.
Não sei de onde veio tudo isso, quem falou ou como foi falado no entanto, ele sabe que é uma droga, que se fuma, é um cigarro...quem falou tudo isso?
Fui ouvindo tudo aquilo e simplesmente não sabia o que fazer ou falar, só conseguia pensar que não poderia perder a oportunidade de dizer a verdade e explicar que não existia nada de legal naquilo.
Tivemos uma primeira conversa em tom informal mas, estou me estruturando para explicar melhor o que é, consequências, escolhas e tudo mais...ou assuntos sobre drogas não deveriam ser falados assim?
Como se fala?
Esta sequencia de fatos me alertou para outra questão, preciso estar atenta as demandas quanto informação e curiosidade porque elas estão acontecendo muito antes do que eu imaginava.
De qualquer forma, resolvi comunicar a professora e a coordenadora da escola e quem sabe alguma ação quanto a isso também possa ser feita na escola.
 Afinal, orientação nunca é demais!
 





quinta-feira, 28 de agosto de 2014

De volta!

Sábado passado fui para Limeira e como era metade do caminho levei as crianças até ao Pai, além do final de semana eles ainda ficaram a segunda e a terça na casa dos avôs paternos e só voltaram ontem.
Casa vazia realmente me perturba mas, fico feliz por eles, por poderem aproveitar a companhia.
Voltaram cheio de historias, novas experiências e muito felizes.
Agora me resta colocar todo mundo na linha de novo, afinal, "na casa da vovó tudo pode"!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia dos Pais!

Eu acho que Dia dos Pais para filhos de pais separados e que vivem com a mãe é bem interessante.
Na real, posso considerar que meus filhos tem vários Pais e isso de certa maneira é  bom.
Eles tem o Papai verdadeiro que foi quem os fez.
Tem a Mamãepai, eu me considero um super Pai, afinal o dia a dia dentro da nossa Familinha de 3 me permite exercer os dois papeis!
Temos o Vovôpai que também desempenha a função muito bem, mas mais voltada para atividades rotineiras como levar e buscar na escola e fazer passeios mais "masculinos" como levar para passear no rancho, pescar, fazer churrasco, soltar pipa, ensinar jogar bola, consertar bicicleta,...
E o Namoradopai que não é mas, ama como se fosse!
Talvez o ideal seria um mas, consigo perceber que as crianças conseguem tirar de cada um de seus "pais" o melhor e exatamente o que elas precisam. 
A tarefa complicada de organizar toda essa questão fica para nós, os adultos, para eles esta tudo sempre bom.
Meus filhos não conhecem outra vida a não ser a que eles tem hoje, isto é, a convivência sempre foi entre eu e eles porque nos separamos quando eles eram muito pequenos então não lembram, não sofreram e não sentiram.
Antigamente sofria muito por isto, sofria por eles, mas percebo que as coisas não podem ser assim. Acredito que acabamos nos baseando naquilo que tivemos esquecendo que novas possibilidades podem ser boas também.
Quando parei de tomar como minha a culpa pela vida que eles levam nossa convivência ficou muito mais leve, porque hoje olho as diferenças como novas possibilidades de interação, experiência, vivência e tudo isso só vem acrescentar a cada um.
Que bom que eles podem conviver com pessoas que incorporam o papel de Pai além do seu próprio.
Que bom que estamos rodeados de amor em todas as formas!



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

De volta às aulas!!!

Uau! Finalmente as aulas voltaram quinta feira passada, dia 31!
Até acho que meus filhos merecem um período sem obrigações e horários mas, deixa los sem atividades o dia todo só a espera da minha chegada do trabalho só é bom por alguns dias.
Tivemos um mês de total farra em relação aos nossos horários e agora as coisas já estão dentro da rotina novamente.
Sim! Eu ainda mantenho a rotina de horário exatamente como optei desde que eles nasceram.
Depois que voltei a trabalhar essa foi a melhor maneira que encontrei para acompanhar de longe o que esta acontecendo com os dois.
Existe hora pra tudo, brincar, comer, tomar banho e principalmente dormir.
Mas vale relaxar nas férias, feriados e finais de semana principalmente quando estamos todos juntos.
Algumas pessoas criticam, dizem que eles poderiam ser mais soltos. Respeito a opinião dos outros mas também acredito que cada um deve saber qual a melhor maneira de conduzir as coisas dentro de casa.
20h00 é hora de estar na cama, rezamos, cantamos e eles dormem.
7h00 da manhã já esta todo mundo de pé e assim começa o dia!
Acredito que as regras trazem conforto, confiança e segurança já que eles sempre sabem o que vai acontecer em seguida.
Percebi que eles estão felizes com a volta da escola! Mas, eu estou mais...