terça-feira, 2 de março de 2010

Melhorar ou Adaptar?



Todas as pessoas que nos conhecem e sabem da dificuldade que o Enzo enfrentou com a chegada da irmãzinha sempre me perguntam se ele melhorou e realmente ele tem melhorado a cada dia.
No entanto, venho pensando a esse respeito e talvez melhorar não seja a palavra ideal para explicar o que está acontecendo por aqui.
Na verdade ele está se adaptando a nova realidade e com isso a vida esta de cara nova, as coisas não serão como antes nem para nós e muito menos para ele e para isso precisamos nos acostumar.
Seu comportamento mudou muito e aos poucos estamos moldando esses novos sentimentos e ações, algumas coisas são permitidas e outras não.
Acredito que antes da Giulia chegar ele estava em uma zona de conforto, muito confortável por sinal, onde toda a atenção era dele, tudo era para ele, não tinha que esperar e nem dividir.
Hoje as coisas mudaram e por tentativa e erro vamos lhe mostrando o que pode ou não ser feito.
Jamais será como antes até porque ele nunca mais será o filho único! Assim como eu não serei a mãe de um filho só...
O tempo é nosso maior aliado, quanto mais passa mais nos sentimos confortáveis com a nova integrante e mais nos adaptamos com o nosso novo dia a dia.
Está sendo uma mudança grande para todos, talvez o Enzo por ser criança e não saber lidar bem com seus sentimentos tenha sentido mais e até sofrido o que eu acredito que agora depois de 2 meses isso não aconteça mais.
A verdade é que todo mundo sente, ainda bem que ele pode chorar e se jogar no chão quando se sente cansado ou ameaçado...que pena que não posso fazer isso também!
Já sei me dividir melhor e dar a atenção que ele merece, percebo que sua frustração em não ter a atenção imediata já diminuiu ele parece entender quando eu explico que agora a mamãe tem que cuidar da Giulia mas que depois ficará com ele.
Percebi que o tempo que temos juntos, só eu e ele, são bem mais aproveitados, eu dou mais atenção e tenho recebido muito mais carinho.
Tenho certeza que esse aprendizado será bom para a vida toda...tanto pra ele como para mim!



Nenhum comentário: