quarta-feira, 28 de maio de 2014

O poder da troca!

Este mês foi tempo de visita de rotina ao pediatra e como eu faço todo ano, aproveito para pedir que eles façam todos os exames para um check up geral e ainda solicito uma dose de vermífugo e assim foi feito!
Não faz muito tempo tivemos um episodio um tanto traumático com a Giu no Hospital quando ela precisou tomar soro, a menina simplesmente deu show na ala de emergência foram 4 enfermeiras e muitas picadas até que finalmente alguém conseguisse pegar a veia.
Para mim foi um choque porque nunca a tinha visto em tamanho descontrole e medo.
Eu conversava com ela, mas ela não me ouvia, aliás ela não ouvia ninguém.
Portanto, quando vi que ela faria o exame de sangue, comecei a pesquisar porque definitivamente eu não queria outro show muito menos coloca la em uma situação de tanto medo e desconforto novamente.
Li muitas coisas, tive ideias, mas o comportamento mais utilizado é a troca!
Então, aproveitei um dia de calmaria e expliquei que os exames de sangue seriam feitos em breve, detalhei o procedimento e a dor, decidimos como iria acontecer e que só depois que a mamãe terminasse de contar até 10 as lágrimas estariam liberadas, antes disse tinha que aguentar!
O ponto alto da conversa foi o final, quem não chorasse poderia escolher um presente!
Decidi leva-los separadamente Enzo, como eu já imaginava, mostrou um medo normal pediu para eu contar e pronto, não chorou e ganhou uma bota!
Chegou o dia dela, toda ressabiada queria ver e perguntou tudo sobre o laboratório, expliquei mil vezes qual seria o procedimento e a necessidade de deixar que os enfermeiros fizessem o trabalho deles, sem ninguém precisar agarrar, segurar ou amarrar e a mamãe estaria ali junto com ela durante todo o tempo.
E foi assim, entrou, sentou, pediu para contar e eu contei até 10 terminou e nenhuma lágrima caiu.
Fiquei totalmente surpresa nem parecia aquela menina do escândalo no hospital!
Assim que terminou, olhou pra mim e disse "não chorei né, agora quero a minha Peppa"!
Não sou a favor destas trocas mas, neste caso deu certo.
Só não pretendo deixar que vire rotina...
 

Nenhum comentário: