sábado, 29 de agosto de 2009

Amamentação


Desde que fiquei grávida tinha duas coisas que, dentro do possível, eu não gostaria de abrir mão.
Parto Normal Hospitalar e Amamentação.
Como a maioria já sabe o parto não foi como eu sonhei, mas, foi uma cesariana tranqüila e necessária.
Em relação à amamentação eu fui muito feliz, me preparei anteriormente para tudo o que poderia acontecer e quando o Enzo apareceu ali pela primeira vez já pegou o peito certinho e começou a mamar.
Algumas coisas aconteceram exatamente como os livros descrevem, primeiro veio o colostro, depois o leite, as dores do começo, o peito cheio e aos poucos as coisas foram engrenando até que depois de um tempo eu produzia exatamente a quantidade que meu querido precisava.
Achei que a amamentação me facilitou a vida em tantos aspectos, onde eu ia com o meu bebê já estava ali o seu alimento, pronto, na temperatura ideal e na quantidade que ele queria.
Se estava agitado, fazendo birra, sem dormir ou com fome eu já dava o peito e problema resolvido.
Optei por estabelecer horários e rotina das mamadas, após os 3 meses o Enzo já dormia a noite toda, só acordava as vezes mas isso não me atrapalhava em nada.
Ele mamou até uma semana antes do seu primeiro aniversário, Deus sabe o quanto foi prazeroso ser a responsável pela alimentação, crescimento e desenvolvimento do meu pequeno.
Exclusivamente ele mamou até os 4 meses, depois introduzi as frutas, os sucos e por conseqüência as comidinhas salgadas.
Parei de amamentar porque começamos a tentar a nova gravidez e não queria ter que desmama-lo às pressas quando engravidasse já que havia decidido não amamentar enquanto grávida.
E deu tudo certo...o desmame foi natural, sem maiores problemas tanto pra mim como para o Enzo.
Fiquei muito feliz em ter conseguido tudo o que havia planejado e ter vivenciado uma das melhores coisas que a maternidade pode proporcionar o vínculo maior entre mãe e filho.

Nenhum comentário: