quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Birrento e desafiador...

A medida que vai crescendo vai ficando cada vez mais independente, teimoso e desafiador principalmente desafiador.
Antes do Enzo até acreditava que as crianças eram ingênuas, mas, hoje tenho certeza que não são não pode ser!
Não é possível ele não saber o que está fazendo quando eu digo nãããooo e ele continua com a mesma ação só que agora olhando pra mim com aquela carinha de “tudo bem você diz que não, mas, mesmo assim eu quero fazer e aí o que você vai fazer com isso?”.
Ele ainda não tem a total compreensão das coisas, no entanto, em alguns momentos acredito que ele diferencie o sim do não, o quente do frio, o claro do escuro e o certo do errado.
Me preocupo muito com a questão da espontaneidade e da curiosidade, tenho medo que dizendo tantas vezes nããão eu possa de alguma maneira estar desencorajando suas atitudes exploratórias e atrapalhar o seu desenvolvimento ou sua vontade de aprender então, na medida do possível, tento lhe dar uma alternativa de ação quando ele esta fazendo algo que não pode mostro alguma coisa que pode.
Esta funcionando, mas, haja idéias.
E aí eu fico pensando...até que ponto posso ou devo priva-lo do não? O mundo é cheio de nãos, de não pode, de não quero, não não não não...
Será que com isso eu estarei preparando corretamente a minha mini pessoa para o mundo?
Sobre as suas atitudes desafiadoras tento olhar nos olhos, explicar (explicar muitas vezes) e quando mesmo assim não consigo o que eu quero ele vai para o castigo por 1 minuto.
Confesso que morro de remorso porque ele fica realmente bastante sentido, mas, espero que esteja fazendo a coisa certa, aliás, em relação a educação de filhos tirando os excessos procuro não condenar nada porque cada mãe ou pai tenta fazer o melhor para seu filho, faz acreditando que está fazendo o melhor e é isso que vale.
É preciso conhecer a personalidade e desenvolver técnicas ou atitudes que favoreçam os ensinamentos, uma criança de temperamento calmo não precisará de um desprendimento maior de energia dos pais nos seus ensinamentos, já uma criança de temperamento difícil será bem diferente.
O importante é não perder a idéia da necessidade da educação, da preparação para o mundo.
Somos responsáveis por eles e do fundo do meu coração espero estar fazendo o melhor para o meu filho.
Se eu errar...vai ser por amor!

Nenhum comentário: