quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alimentação saudável e incentivo

Quando o filho começa a comer não tem como não pensar que queremos que ele seja o mais saudável possível, que coma bem e de tudo.
Pelo menos foi assim comigo.
Sempre tive a preocupação de introduzir todos os tipos de alimentos, verduras, frutas, legumes... e sabia que ele teria o seu próprio gosto e que precisaríamos respeitar a sua pequena opinião.
Por exemplo, uma das frutas que ele comeu primeiro foi o mamão e na época não gostou de jeito nenhum, hoje já é diferente e ele adora.
Percebi também que é importante possibilitar a prova dos alimentos novamente porque o paladar pode mudar e de repente, como no caso do mamão, ele passar a gostar.
Li várias máterias a respeito de incentivo e cheguei a conclusão de que se os pais tem o hábito de comer, se o alimento está presente no dia a dia da casa não tem como a criança não querer ou se recusar a comer ele pode não gostar, mas, certamente irá experimentar.
Prova disso é a minha questão com peixe, infelizmente não como peixe e sempre pensei que gostaria muito que o Enzo comesse porque tenho a plena consciência do bem que o peixe faz, mas, como quem cozinha em casa sou eu e por mais que o Max goste nós não temos o hábito de comer peixe o Enzo até hoje nunca comeu.
Um absurdo, eu sei!
Também não como ovo, mas, sempre tem ovo em casa então tento dar para ele pelo menos 1 vez por semana, as vezes falha mas dentro do esperado, ele come.
Pensando em tudo isso, chego a conclusão de que os pais são sim muito responsáveis pelo o que os filhos comem e como comem.
Vale repensar o que queremos para os nossos pequenos e como queremos que eles cresçam.
Até hoje tirando a situação do peixe, estou feliz com a alimentação do Enzo. Ele não come bastante, mas, dentro do seu ritmo se alimenta com qualidade, gosta de muitas frutas diferentes e como nós da prioridade para os legumes e verduras sempre!
Tomara que continue assim...
Depois preciso escrever a respeito dos doces, outro dia vieram me falar que tinham pena do Enzo já que ele não comia coisas gostosas! Isto é doces!
Vixe isso vai dar uma boa discussão...fica pra próxima!

Nenhum comentário: